quinta-feira, 10 de março de 2011

SOPAS DE FADAS


    Era uma vez uma cidade muito grande há milhares de quilômetros do Brasil chamada "Mundo das Sopas". Nessa cidade, a sopa era muito famosa e algumas pessoas tentavam usar letrinhas para escrever histórias! Para virar as páginas, era preciso mexer a sopa! E daí em diante, toda a cidade começou com a mania de escrever na sopa, cá entre nós, dá muito trabalho escrever na sopa de letras! Sempre que eles escreviam na sopa, a professora não sabia ler ao menos uma palavra de cada aluno! É que todas as palavras da sopa se transformavam na escrita sueca. Todos tentaram congelar a sopa, mas a sopa não congela nunca porque sempre ferve e derrete o gelo! Todos pensam que todos são analfabetos! O que é essa escrita? Disse a professora Carla. - Se eu ver mais letras embaralhadas,  eu vou mudar o nome dessa cidade para "Mundo Embaralhado"! Disse a professora Carla. – Será que a cidade toda pensa que eu sou estrangeira? O autor do concurso de Artegultura (que é a mistura de arte e agricultura)  disse “Oenm..olscra”?!?  – Será que você não queria dizer “Nome: Carlos”? Disse a senhora Maria e comentou: Isso custa noventa e um reais, nossa, são  os olhos da cara! Ou custa dezenove reais? Essas são algumas dificuldades que ocorrem ao escrever com sopas. E mais uma coisa: não use o lápis para escrever na sopa! Se não ela fica toda preta e ainda com tela vazia!

Esperem um pouco para resolvermos isso! Disse o mágico e pediu: Digam: quando a sopa balança, como é que a sopa fica? Embaralhada! Viram? Perguntou o mágico e disse: Para resolver o mistério, eu vou fazer uma mágica. Oh! Disse a população. “Abracadabra, Contocadabra”, Transforme esse baralho em escrita clara, disse o mágico e exclamou: Acho que apareceram coisas indevidas! Seres imaginários apareceram...Bruxas, cavaleiros, princesas e fadas. E a sopa sueca virou sopa de fadas! Uma colherada de sopa é um banquete completo ou então, todas as refeições do dia! A pessoa escolhe o sabor e enquanto toma a sopa ela fica com o gosto que a pessoa escolheu e isso é uma obra das fadas! Mas a bruxa pode transformar as pessoas que tomam a sopa em qualquer coisa! Robôs vivos, sapos, formiguinhas, gigantes etc. Os cavaleiros podem lançar espadas de transporte, que podem fazer uma pessoa ir ao outro lado do planeta Terra em um segundo e meio! As princesas podem transformar lixo em flores! Que coisinhas são essas? Perguntou o mágico, e depois, ele disse: Estrelinhas? O que está acontecendo aqui? Perguntou o coelho. Todos nós perguntamos a mesma coisa. Disse a população. Eu acho que a palavra Contocadabra faz os personagens de histórias virarem pequenos pontinhos na sopa, disse o mágico e ele comentou: o que é meio esquisito! De dentro da sopa a Branca de Neve disse: Nós não vamos deixar você sumir com a gente! Oh, você parece uma moça linda! Exclamou Romeu. Você sabe que a moça mais linda sou eu, Romeu! exclamou Julieta, dizendo: Eu vou te dar um beijo! Então Julieta espantada perguntou: O que você faz aqui, Nárnia? E ele respondeu: Eu pergunto a mesma coisa! Agora não, já passou da hora de dormir, são 21:54 e nós dormimos 21:30 da noite!? Exclamou Soneca.

A sopa borbulhou com  bolhas que ocupam todo o espaço do palco! E com os estouros, as gotas eram enormes e foram para  tudo quanto é canto! Parecia uma erupção de vulcão! E os legumes  da sopa caíram que nem rocha, mas todas ficaram com gosto de laranja. Os temperos pareciam folhas, mas com gosto de escarola. Todos tiveram um piripaque e se pirulitaram das cadeiras (pirulitar significa  ir embora rápido e piripaque é ficar paralisado  por estar surpreso ou surpresa),  deixando o mágico também com piripaque e olhos arregalados. O mágico saiu do palco e jogou o chapéu no chão, indo para casa que fica em Fortaleza.

No caminho para casa, o mágico assistiu TV. “Some 1.462+ 594 e, se você acertar, ganhara um livro de como usar magia com  uma sopa de fadas da sorte!” Disse o homem da TV e continuou: “Encerramos as inscrições no dia 12 de março!” O mágico pensou:  Parece interessante! Moço, por favor, me dê um  papel, disse o mágico. Sim, senhor, disse o moço. O mágico agradeceu e  pensou: quanto é que é 1.462 + 594? Será que 1.462+594=2.000? Será que é 2.056? E depois ele disse: Deve ser isso mesmo! E depois ele perguntou: Tem correio aéreo? Sim,disse o Moço. Então, mande esta carta para o barraco da competição matemática e entregue antes do dia 12 de março! E então, o mágico fez a inscrição no computador e indicou como ele realizou a conta. No dia 13 de março, apareceu o resultado do concurso na TV. "E o resultado é... 2.056!" Eu nunca imaginei que isso iria acontecer!, exclamou o mágico, eu acertei! E ele ganhou o prêmio: o livro de como usar magia com a sopa de fadas. Em Fortaleza, o mágico fez uma mágica na sopa, permitindo que ele contasse uma história e tudo que ele contava, aparecia na sopa incluindo ilustrações.  Ele tomava a sopa e vivia aventuras em suas próprias histórias! E ele se alimentava sem trazer lanche porque ele podia respirar debaixo da sopa e não entrava sopa no nariz dele.  

Então o mágico voltou para o "Mundo das Sopas". E voltou de barriga cheia e com um pacote com muita sopa normal. E também usou a sopa para chegar no palco  e apresentar o seu  trabalho.”Abracadabra, contocadabra, transforme esse pote de sopa em conto de fada!” Exclamou o mágico e a população gritou: Incrível! E todos começaram a se divertir muito com a sopa de fadas. Mas certo dia, o mágico percebeu que  os personagens estavam  ficando cada vez maiores até que a Branca de Neve ficou do tamanho normal. O mágico exclamou: Branca de Neve, você está tão linda quanto uma nevasca! E ela respondeu: estou lisonjeada! O mágico disse: Eu vou acabar com todo o estoque de maçãs envenenadas da bruxa!  Branca de Neve respondeu: eu vou te dar um beijo! 


Porque você não vai até o seu castelo encontrar o seu príncipe? Perguntou o mágico e a branca de neve disse: Eu vou te apresentar para ele! E ela levou o mágico para seu castelo. O mágico disse: Olá, meu nome é Eduard! Você parece simpático! Exclamou o príncipe da branca de neve. Branca de neve perguntou: Quer um pouco de sopa de fadas? Sim! Exclamou o príncipe da branca de neve e ele disse: Delicioso! Depois, todos tiveram um grande banquete com sopa. E a sopa passou a ser encantada para sempre. E sempre que todos tomavam a sopa, eles sentiam um gosto esplendido e também ficavam encantados! A sopa de fadas foi experimentada no mundo inteiro e todos adoraram! Principalmente as crianças! E todos viverem felizes para sempre.     


fim

Viram como devemos agir na alimentação? Sim! Aprendemos como devemos nos alimentar! Vou fazer uma adivinha. O que é o que é. É a minha comida favorita. É desfiada e amarela. Gosto com muito molho de tomate ou queijo ralado. Que comida é essa? É o espaguete! Acertou! Muito bem! Eu amo espaguete cheio de molho! Eu também gosto de laranja, batata cozida e frita que também fazem parte da pirâmide alimentar! Sempre experimentem comidas novas! Como sopas de legumes! Eu gosto muito de sopa de legumes! Mas não comam isso todo dia, certo? Certo! Se alimentem bem como eu! Sim! Vamos nos alimentar muito bem! Palmas para mim! Palmas para todos vocês! E se alimentem bem sempre!


Matheo Angelo (Carnaval de 2011)



5 comentários:

  1. Vou lhes contar um segredo...Censurei uma pequena parte dessa história! Mas antes que me recriminem como mãe e psicopedagoga, por favor procurem me entender...Acontece que o autor, ensaiando uma “produção independente”, escreveu ao final da história: “Agora ouçam o que diz a Rose de quarenta e sete anos: Tudo o que é demais estraga! O inventário de guloseimas está no topo da pirâmide alimentar. Precisamos comer de tudo um pouco, energéticos, construtores, reguladores etc etc etc.” E eu reclamei: Hei! Quem disse que seria esse o meu comentário? E ainda revelar a minha idade desse jeito na internet! Não, não é isso que preciso falar sobre a “sopa de fadas”...Ele entendeu....O que eu gostaria realmente de dizer sobre essa sopa é o que venho tentando mostrar para as nutricionistas que encontro pelo meu caminho. Bom mesmo é provar dessa dieta que alimenta e encanta....tomar uma sopa e se transformar naquilo que se quer....uma colherada e depois tudo é possível...brancas de neve flertando com mágicos (ali rolou um clima, vocês não acham?), fadas, bruxas, romeus, julietas despeitadas, Nárnia e quem mais chegar...É desse alimento que minha alma precisa para saciar aquela fome que às vezes nos faz assaltar a geladeira! “Contocadabra” e eu contei tudo Matheo!

    ResponderExcluir
  2. Revisão ou Negociação:

    Mãe: Você disse muito “disse!
    Filho: Mas eu tenho que dizer quem “disse” o quê!
    Mãe: Mas às vezes o narrador pode dizer isso por você!
    Filho: Mas não é o narrador quem está dizendo, foi o personagem quem disse!
    Mãe: Mas com tanto “disse” ninguém sabe quem disse o quê! Se o narrador...
    Filho: Eu já disse que não foi o narrador quem disse!
    Mãe: Tá bom! Deixe quantos “disses” você quiser!
    Filho: Tá bom! Pode tirar uns dois ou três!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ótima estória, imaginação muito fértil, construção esplêndida e final feliz rsrs.

    abraços garoto !!!

    ResponderExcluir
  4. Amei essa história!!! que a sopa das fadas alimente nossas almas cada vez que tivermos fome de fantasia, alegria e vontade de viver...
    Matheo vc é um sábio filósofo que escreve o que está guardado lá no fundinho do meu coração...

    ResponderExcluir
  5. fiquei muito impressionada com a historia e com todo o material do blog, vc é um garotinho Matheo e já é um grande escritor, desenhista, imaginador, ... parabéns, felicidades.
    amanda seabra.

    ResponderExcluir